NATUROPATIA AYURVÉDICA

Instrutor: valter
Dirigido a: Profissionais da área da saúde; terapeutas, massoterapeutas, psicólogos, naturopatas, publico em geral

Aprenda as bases da medicina Ayurvédica, a mais antiga medicina do Planeta, reconhecida pela UNESCO. Modalidade presencial e à distância. Inicie já a sua formação. Economize Tempo e Dinheiro! Grupos a iniciar: Lisboa: 20 de Janeiro. Porto: inscrições abertas.


DETALHES DO CURSO

Formação em Naturopatia Ayurvédica (Medicina)

Objectivo: Através das bases da Medicina Ayurvédica, segundo a tradição de Kerala, Sul da India, e a sua tradição milenar, tornar o aluno, apto a utilizar esse importante arsenal terapêutico tanto de forma profiláctica quanto instrumento na restauração da saúde.

Público Alvo: Alunos da área da saúde interessados na Medicina Complementar e suas formas naturais de manutenção da saúde através de uma abordagem holística do ser. Massoterapeutas, Esteticistas, Praticantes de Yoga, público em geral que se identifica com a ideologia oriental.

Material fornecido: Caderno de Apontamentos em Português.

Funcionamento do Curso: O curso foi dividido em duas fases.

Duração da 1ª fase: 24 aulas (semi-presencial). O aluno faz o seu horário e será acompanhado, de acordo com a disponibilidade dos formadores, individualmente ou em pequenos grupos. O acompanhamento é de orientação tutorial. (48 Horas – 2h cada aula) – uma vez por semana + 60 hs para pesquisa teórica sobre tema específico = total 108h):

Preço da 1ª fase: 50 Euros de inscrição. 100 Euros por mês x 6 meses = total= 600 Euros. Sócios em dia com as quotas não pagam a inscrição e tem 10% de desconto.

1ª fase: O aluno que finalizar a 1ª fase teórica, com aproveitamento nos exames (teste e investigação de tema teórico), recebe um certificado de formação profissional em Naturopatia Ayurvédica – Procedimentos Teóricos.

Programa total do Curso – teórico e prático:

Introdução a Medicina Ayurvédica, O seu surgimento na planície do Ganges até os dias actuais. A teoria Tridosha, Identificando os biótipos constitucionais. A acção dos doshas no metabolismo. Identificando os doshas e sua acção em nosso sistema bioenergético, Observação e questionamento. A relação Saúde/ Doença sob a óptica Ayurvédica. Dinacharya – a rotina diária como meio para manter a saúde. Fisiologia Ayurvédica – Tecidos e Sistemas. Nutrição Ayurvédica – o Conceito de Rasa, o uso do Ghee. Ervas e Especiarias usadas na culinária trivial e seu poder terapêutico. Funções dos doshas, o que é agravamento, órgãos, corpo humano, principais doenças, o fenómeno “adoecer”. Hipo e hiper função – Upadhatus. Compostos ayurvédicos. Técnica da decocção. O indivíduo Vata, Principais queixas no quadro de agravamento, Condutas de equilíbrio. Demonstraçao dos Circuitos de Massagem Anuloma, Pratiloma e Abhyanga de Kerala. Tratamentos Específicos, Shirodhara, preparo de óleos medicinais e Navarakizhi e swedhana. O indivíduo Pitta, principais queixas no quadro de agravamento, Condutas de equilíbrio. Predisposição á doenças. O uso de Lepas, ghee medicado, Elakizhi. O indivíduo Kapha, principais queixas no quadro de agravamento, Condutas de equilíbrio. Subdoshas, Comentários sobre as doenças do grupo Vata, segundo Charaka samhita / ervas anti vata / Subdoshas / Comentários sobre as doenças do grupo Pitta, segundo Charaka Samhita / ervas anti Pitta / Subdoshas / Comentários sobre as doenças do grupo Kapha, segundo Charaka Samhita / Preparo de massala para Kapha / Pranayama

2ª fase: O aluno que finalizar a parte prática, com aproveitamento nos exames, recebe um certificado de formação profissional em Especialização em Naturopatia Ayurvédica – Sistema Teórico e Prático.

Numero de hs da 2ª Fase: * depende das diversas técnicas práticas que deseja estudar. Cada técnica tem exames próprios.

Exame Final: Os aprovados recebem um certificado de Formação Profissional emitido pela Associação Luso-Brasileira de Ayurvédica e Disciplinas Associadas.

Material fornecido: Caderno de apontamentos em português.

Datas: Ver datas e horários disponíveis na agenda do site.

Preço da 1ª fase: 50 Euros de inscrição. 600 Euros (total= 650 Euros). Sócios em dia com as quotas não pagam a inscrição.

Preço da 2ª fase (opcional): depende das técnicas que deseja aprender (Shirodhara, Panchakarma, Massagem Abhyanga, Indian Head Massage)

Coordenação Geral: Swami Gyanesh (Prof. Doutor Valter Cardim) – Professores: Convidados especiais.

INSCRIÇÕES E ATENDIMENTO:

Lisboa: Rua Alexandre Herculano, 9 – 1º – 1150-005 – Lisboa – (Saida Sul da Estação do metro Marques de Pombal)

Tel.: 212467740 / 960448999 / 919075904 – E-mail: lisboa@ayurvedica.org

Porto:  E-mail: porto@ayurvedica.org

A Alba divulga e ensina Ayurveda em Portugal há 25 anos. 

* Esta formação é realizada exclusivamente em Portugal pela Associação.

Cuidado com imitações e promessas de certificados emitidos na Índia. Os certificados de formação profissional emitidos pela Alba são reconhecidos e acreditados.

* Em caso de desistência por parte do aluno a Associação não devolve a taxa de inscrição.

Leave a Reply