MASSAGEM SHANTALA

Instrutor: Sem Instrutor específico…
Dirigido a: Mães e Pais, Profissionais da Área da Saúde, Interessados em Geral

O toque é um dos meios mais poderosos para a comunicação humana. Fortalece o desenvolvimento físico e emocional do bebé ajudando-o a crescer de forma equilibrada nos diversos níveis. Para pais especiais que cuidam bem dos filhos. Lisboa: inscrições abertas.


DETALHES DO CURSO

Curso Prático de Massagem Shantala

Programa do curso:
O toque é um dos meios mais poderosos para a comunicação humana com enriquecimento do relacionamento entre pais e filhos.
O contacto entre a mãe e o filho tem importância vital para o relacionamento, porque possibilita o fortalecimento e o vínculo, contribuindo para o desenvolvimento físico e emocional do bebé.
Quando o bebé é tocado, acariciado e massajado tem maiores possibilidades de crescer alegre, independente e afectivo.

História da Shantala
O médico francês Dr. Frederick Leboyer observou em uma pequena aldeia do sul da Índia (Calcutá), uma mãe massajando seu bebé.
Com movimentos suáveis, delicados e carinhosos ficou encantado com a força dessa técnica e baptizou a sequência com o nome da mulher ( mãe) SHANTALA.
Shantala é um dos mais lidos livros que Dr. Frederick escreveu, prossegue comemorando a vida, fala com precisão e poesia, de forma de atenuar a ruptura dramática da relação intra-uterina através de uma antiga arte de massagens em bebés desenvolvidas e preservadas na tradição da cultura indiana.
Passando assim chamada de técnica de massajar bebés Shantala.
Antes dela ser uma técnica shantala é uma arte. Arte de dar Amor. E que pode ser praticada pôr todos os que queiram experimentar este momento tão intenso com o bebé, exige para a sua execução um mínimo de prática e a determinação de estabelecer amorosamente um intenso diálogo táctil com esse pequeno ser que se desenvolve.
Essa relação entre pais e bebés deverá ser prazerosa, e o prazer só existe se for mútuo. Ritmo, intensidade e tempo de duração da massagem são factores a serem determinados ao longo da experiência.
Segundo Leboyer essa relação amorosa entre mãe e seu bebé deverá ser exercitada diariamente.
No 1.º mês de vida, é essencial o contacto natural imediato íntimo e prolongado, que é primordial para a saúde física e psíquica do recém-nascido.

Objectivos da Shantala
Peito: Facilita a ampliação da respiração traz equilíbrio e harmonia
Braços: Fortalece os músculos e as articulações.
Activa a circulação e o sistema nervoso, preparando o bebé para engatinhar e andar Mãos: Estimula a coordenação motora ampla e fina
Barriga: Facilita o funcionamento dos intestinos
Elimina gases, trazendo alívio das cólicas
Fortalece os músculos abdominais
Pernas: Fortalece os músculos e as articulações
Activa a circulação Estimula o sistema nervoso preparando para engatinhar e andar Pés
Estimula a sensibilidade plantar
Costas: Alivia a tensão acumulada entre as vértebras trás equilíbrio, eixo e harmonia
Rosto: Estimula a musculatura prepara o bebé para melhorar expressar os sentimentos, raiva, prazer, riso ou choro

A quem se destina 
Destina-se a recém-nascidos a partir de 1 mês de idade aproximadamente, sendo que não há limites para começar e continuar. Portanto, pode-se fazer em crianças maiores também, fazendo-se adaptações da técnica.
Trabalha especialmente a relação mãe/bebé (que também pode ser pai/bebé), relaxando a criança, eliminando tensões, bloqueios, aliviando cólicas. insónias, enfim equilibra todo o Sistema Nervoso, Energético e Emocional. Trás segurança e auto-estima, a criança sente-se amada.
Pode e deve ser usada como prevenção de neuroses e doenças e aumenta o Sistema Imunológico.
Dirigido a todas as crianças com desenvolvimento no padrão normal, para aprimorar a relação com os pais. E também, pode ser aplicado adequadamente em bebés que tenham tido traumas de nascimento, com carência afectiva, problemas neurológicos e até nos casos de diversos comprometimentos, sendo que nesses casos a aplicação da massagem deve ser individualizada, isto é, adequada a cada situação e complementar a outros recursos terapêuticos.

Princípios Gerais: Essa técnica de massagem tem fundamentos no Yoga e na Medicina Ayurvédica (medicina tradicional da Índia).

Duração: 07 hs (o numero de hs depende da presença de bebés)

Material a trazer: se não tiver bebé trazer um nenuco, óleo de massagem, lençol, fraudas.

PREÇO: 60 euros (Inclui um dvd com a massagem + um caderno de apontamentos)

Informações:

Lisboa: Rua Alexandre Herculano, 9 – 1º – Saida Sul da estação do metro Marques de Pombal

– Tel.: 960448999 / 919075904 / 212467740 – E-mail: lisboa@ayurvedica.org

PortoE-mailporto@ayurvedica.org

Leave a Reply