MASSAGEM DESPORTIVA

Instrutor: Sem Instrutor específico…
Dirigido a: Técnicos de Spa, de balneoterapia, termalismo. Profissionais das áreas da massagem, terapias manuais, fisioterapia, medicinas alternativas.

Massagem muito requisitada em centros de terapias e spas. A formação é dada em módulos. O primeiro é apropriado para gabinetes de massagem e de spas. Workshop inicial em Lisboa: inscrições abertas.


DETALHES DO CURSO

Massagem Desportiva – Workshop
No Ocidente, as pessoas pagam ao médico quando estão doentes. Conta-se que, na antiga China, as pessoas pagavam aos médicos toda a sua vida, excepto quando estavam doentes. (Em jeito de caricatura, poder-se-ia dizer que no Ocidente o médico “tem interesse” na doença, no Oriente o médico “tem interesse” na saúde).
A massagem terapêutica e a massagem desportiva partilham uma relação algo similar a esta. Numa situação normal, a massagem é feita a alguém lesionado e visa restaurar a funcionalidade normal.
A massagem desportiva é feita a alguém que está bem e visa melhorar a performance. Enquanto na massagem terapêutica o efeito é medido pela resposta da lesão à massagem, na massagem desportiva o efeito é medido pela ausência de lesões. A massagem desportiva tem uma vertente de preparação (pré-evento) e uma vertente de recuperação (pós-evento).
A massagem desportiva é uma massagem não específica. O seu objectivo é atingir o maior impacte terapêutico no mais curto espaço de tempo possível.
A massagem desportiva não dispensa o aquecimento (antes do evento) e arrefecimento (depois do evento). Estas fases são da responsabilidade do atleta. Os alongamentos fazem parte do arrefecimento e são também responsabilidade do atleta. No entanto, abordam-se alguns alongamentos assistidos que podem ser úteis na recuperação.

OBJECTIVOS:
O workshop de massagem desportiva é constituído por:
1) uma abordagem teórica dos efeitos da massagem em geral e da massagem desportiva em particular
2) uma abordagem prática das técnicas de massagem em geral e a sua aplicação na massagem desportiva.
3) uma sequência de técnicas a aplicar numa situação de pré-evento
4) uma sequência de técnicas a aplicar numa situação de pós-evento.

NUMERO DE HS: 16

MATERIAL: toalhas, lençol , óleo e roupa confortável

PÚBLICO ALVO: Profissionais e alunos da área da saúde e interessados em geral.

PREÇO DO CURSO: 120 euros + 50 de inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: No final do Curso, os formandos com aproveitamento recebem um Certificado de participação em Workshop

Instrutor: Maria João Cruz. Licenciada em Biologia, tem uma base sólida em anatomia, fisiologia, biologia celular e antropologia. Estudou quiromassagem, massagem de relaxamento e de recuperação e trabalha com massagem em ginásios e clubes desportivos. Praticante activa de escalada e montanhismo, encontrou no yoga um excelente complemento à prática desportiva por ser uma ferramenta que permite desenvolver capacidades tanto físicas como mentais. Completou o curso de Instrutor de Yoga da Associação Luso Brasileira de Ayurvédica e Disciplinas Associadas, onde atualmente dá aulas de Yoga para desportistas.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
– LISBOA: Rua Alexandre Herculano, 9 – 1º – 1150-005 – Lisboa (Saída Sul do Metro Marques de Pombal) – Tel.: 960448999 / 919075904 / 212467740 – E-mail: lisboa@ayurvedica.org
– PORTO: Tlm.: 919075904 – E-mail: porto@ayurvedica.org
– LEIRIA: Tlm.: 961525729 – E-mail: quantumleiria@gmail.com

Leave a Reply