Calatonia e Toques Subtis

Instrutor: AnitaRibeiro
Dirigido a: Profissionais da área da saúde; terapeutas corporais, massoterapeutas, reikianos, público em geral

A Calatonia® tem sido chamada de técnica do “letting go” (deixar ir), o toque da paz e do perdão, o toque da soltura e insight. A formação será dada por Anita Ribeiro, psicóloga clínica, Mestre em Psicologia Clínica – Estudos Junguianos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lisboa e Porto: inscrições abertas.


DETALHES DO CURSO

A Leveza do Ser – “Calatonia® e Toques Subtis” (*)

A Calatonia® e os Toques Sutis mobilizam o mundo interno, trazendo memórias, sensações, sentimentos, imagens, intuições, e ainda atuam em níveis transpessoais, fazendo uma ponte com o Self, criando uma oportunidade para o auto-conhecimento.
Sándor criou os Toques Sutis como trabalho corporal extremamente delicado, organizado em seqüências de toques sobre a pele, em vários pontos corpo. A primeira aplicação deste método foi com pacientes do pós-guerra, e seu efeito no tratamento de traumas, dor, estados de choque e depressão, angústia e ansiedade foram notáveis.
Este método pode ser utilizado como técnica de relaxamento, técnica para consciência corporal, técnica de meditação e contemplação, e na psicoterapia como uma metodologia aliada a psicologia de Jung. Pode ainda complementar outras abordagens corporais mais intensas ou massagens, pois traz ao paciente um centramento e uma harmonização físio-psíquica profunda. Esse método tem sido usado no tratamento de pacientes com problemas cardíacos, câncer, e outros sintomas psicossomáticos, com relatos muito positivos.
A base dos toques sutis e da Calatonia® é sua capacidade de reorganizar o organismo em sua totalidade e restabelecer a auto-regulação. A auto-regulação é a abilidade natural do corpo e da psique de ajustar e otimizar seu funcionamento e equilíbrio a qualquer momento. Mas essa auto-regulação muitas vezes é desorganizada pelo estresse físico, emocional e mental, ou pelo impacto excessivo das mudanças internas ou externas, por exemplo, um trauma. Faz-se então necessária uma intervenção que aborde o corpo e a psique para restaurar a auto-regulaçao e equilíbrio físio-psíquico.

A quem se dirige
Profissionais da área de saúde interessados em abordagens integrativas, terapeutas corporais (massagistas), psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, curadores, etc.

1) Objetivos
– Propiciar uma introdução prática e conceitual ao método da Calatonia® e dos Toques Sutis.
– Propiciar a vivência e experimentação dos efeitos dos toques sutis.- Propiciar uma visão geral da relação do Toque Sutil com o conceito de energia da psicologia de Jung.
– Entender o conceito do Terceiro Ponto no trabalho com o paciente.

2) Conteúdos

Este método compõe-se de várias modalidades desenvolvidas por seu criador ao longo de mais de 40 anos de trabalho clínico e pesquisas. Neste workshop serão apresentadas:

A. Modalidades básicas e introdutórias dos seus procedimentos
– Vivências em grupo sobre:
• Calatonia® básica – pés, mãos, face e cabeça
• Actividades Grupais
• Toques Sutis ao longo da Coluna Vertebral – Consciência do “Eixo” e Equilíbrio
• Vibração, Som, Sopro e Energia Sutil – Ampliando a consciência

B. Toques Sutis, Sándor e alguns fundamentos da Psicologia Analítica
– A Presença do Terceiro Ponto durante o trabalho corporal
O terceiro ponto simboliza o Tao, a Natureza, Deus, os arquétipos, o Atman, o Self, o eterno agora, o que se quiser colocar como TOTALIDADE em que a díade paciente-terapeuta está incluída.
– Sandor & Jung nos Toques SutisA unidade psique e corpo na metodologia de Sándor. A perspectiva de Jung com relação aos chacras e sua importância como âncora dos níveis de consciência. Histórico e origem do método e seu criador.
– O Corpo
O corpo fisico, etérico, hereditario, emocional, de sentimentos, mental, intuitivo, simbolico, inter-relacional, e corpo histórico; a “Mente” da Pele; o efeito do toque bi-lateral na Calatonia®. A neurociência, memória e corpo.

3) Metodologia
– Apresentação dos participantes, dinâmica de grupo
– Atividades práticas e vivenciais, realizadas em grupo
– Apresentação dos fundamentos básicos conceituais que fundamentam o método, incluindo powerpoint.
– Troca de relatos

Duração: total de 16 horas

O trabalho prático consistirá de 75% do workshop e 25% parte teórica.

Local: Lisboa

Investimento: 200 euros que incluem 2 horas de supervisão do grupo através do Skype depois de dois meses do curso. Sócios tem 20% de desconto se fizer a inscrição até o final de Março. Público em geral tem 10% de desconto se fizer a inscrição até o final de Março.

Material necessário: lençois ou toalhas, mantas e marquesas de massagem.

Programação da Formação em Calatonia e Toques Sutis 

Formação completa em 3 workshops (publico em Geral) e um 4º workshop (somente para psicologos)

Cronograma 

1) Workshop 1
Certificado em Calatonia
Calatonia Básica – 16 horas
Anita Ribeiro-Blanchard
Parte Prática: Calatonias dos pés, das mãos, da cabeça, e calatonia integrada.
Parte Teórica: Petho Sándor, terceiro ponto, tato, contato, pele, e auto-regulação

2) Workshop 2
16 horas
Parte Prática: Trabalhos na coluna, trabalhos com a respiração, e variações de trabalho no pescoço e pelve.
Parte Teórica: Desenvolvimento e corpo, respiração, sistema neuro-vegetativo.

3) Workshop 3
16 horas
Parte Prática: Trabalho de Descompressão Fraccionada, pequenas e grandes articulações, Michaux, costura, cestinhas no rosto e pontos de apoio.
Parte Teórica: Implicações sociais do corpo: o outro, persona, sombra, e defesas.

4) Workshop 4
Mes a ser definido (somente para psicologos)
12 horas
Este workshop integra de modo mais profundo a prática corporal e a teoria junguiana.
Parte Prática: Trabalho com trauma, queixas psicossomáticas e crianças.
Parte Teórica: Corpo em seu aspecto simbólico: Dor, sintomas, sonhos, imagens, e sensações. Integração de polaridades e entendimento do fluxo de energia segundo Jung; integração do trabalho do terapeuta corporal com o de outros profissionais: médicos, terapeutas, fonoaudiólogos, etc

Bibliografia Sugerida

– Delmanto, Suzana. “Toques Sutis – Uma experiência de vida com o trabalho de Pethö Sándor”. Sao Paulo, Brazil: Summus, 1997.
– Ribeiro-Blanchard, A.J., Rios, A.M.G., Seixas, L.P. (2009). O Corpo em Jung. Em Albertini, P.; Freitas, L. V. (Eds). Fundamentos de Psicologia – Jung e Reich: Articulando Conceitos e Praticas Sao Paulo: Guanabara Koogan.
– Sándor, Pethö. “Técnicas de Relaxamento.” Sao Paulo, Brazil: Editora Vetor, 1982.

Biografia
Anita Ribeiro vive e trabalha na Inglaterra como Psicoterapeuta Integrativa (UKCP) e Psicóloga (HCPC). Anita trabalhou também na Florida como Psicoterapeuta (LMHC), e no Brasil como Psicóloga (CRP06-Sao Paulo). Ela é membro do Chiron Association for Body Psychotherapists na Inglaterra, do British Psychological Society, e do Centro de Integração e Desenvolvimento de São Paulo. Anita utiliza a Calatonia® e Toques Sutis na psicoterapia há 26 anos, em indivíduos e também com famílias. Ela se especializou no tratamento de trauma e distúrbios da vinculação ao longo do desenvolvimento utilizando a Calatonia® e a psicologia de Jung. Anita aprendeu o método da Calatonia® com seu criador, Dr. Pethö Sándor, médico húngaro radicado no Brasil que desenvolveu esse método durante a Segunda Guerra Mundial, nos campos de refugiados, provavelmente o primeiro trabalho corporal dedicado ao tratamento de traumas.

Professores convidados especiais:
1 –
 Leda Maria Perillo Seixas é psicoterapeuta, surpevisora, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Cinesiologia Psicológica, em Terapia junguiana, professora do Instituto Sedes Sapientiae e da Uni São Paulo. É editora da Revista Hermes, publicação dedicada a estudos junguianos e terapias corporais. Participa de grupos de estudos sobre religiões, com enfase no estudo do gnosticismo.

2 – Ana Maria Galrão Rios, psicóloga clínica, Mestre em Psicologia Clínica – Estudos Junguianos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Jung e Corpo e Cinesiologia Psicológica pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, professora de Psicologia do Desenvolvimento, supervisora e organizadora de grupos de estudos. Aluna do Prof Sandor desde 1978 até sua morte, em 1992, trabalha com o corpo em psicoterapia de adultos e crianças.

Sobre calatonia ver os sites:
www.Calatonia.net
https://www.facebook.com/calatonia

(*) Este workshop oferece um certificado da Calatonia, e é parte da formação em Toques Subtis (total de 60 horas), contando para o Certificado final caso o aluno esteja interessado na formação completa.

Informações:

Lisboa: 212467740 / 960448999 / 919075904 – E-maillisboa@ayurvedica.org

Porto: Tel.: 919075904 – E-mailporto@ayurvedica.org

Leiria: 961525729

Leave a Reply